Home | Assim se faz | Fala Formador

Fala Formador

Aqui você tem acesso a planos de formação e relatos de experiências formativas realizadas nas escolas e instituições de educação infantil vinculadas ao programa Paralapracá. Eles foram elaborados por coordenadores pedagógicos das unidades da rede municipal de ensino ou por outros formadores da rede, para apoiar outros formadores a desenvolver ações dessa natureza.

Acompanhe os registros que têm sido produzidos na perspectiva dos formadores envolvendo a reflexão sobre a sua prática.




Na Educação Infantil: a música como melodia pedagógica

14/02/2017 - Danielle Queiroz

Professoras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profa. Antônia Fernanda Jalles, em Natal (RN), refletem sobre a importância da música no fazer pedagógico e a utilização do ambiente na promoção de aprendizagens significativas. A experiência, repleta de experimentações e ludicidade, integra a formação no eixo Assim se Faz Música, do programa Paralapracá, rendeu um…

Acesse o conteúdo

Caixa de areia

23/01/2017 - Pricila Holanda

Inspiradas pelas experiências e discussões da formação no eixo Assim se Organiza o Ambiente, a equipe do CMEI Maria Celoni Campos, de Natal (RN), município parceiro do Programa Paralapracá, reavaliou seu espaço físico, a fim de aproveitar melhor cada ambiente da instituição. Um desses locais foi um cantinho próximo ao parque, que estava “feio e…

Acesse o conteúdo

Vivência com a boneca Carina

11/01/2017 - Selma Bedaque

Em registro sobre o encontro de formação do eixo Assim se Explora o Mundo, a assessora do Paralapracá em Natal, Selma Bedaque, relata a experiência de confeccionar uma boneca Carina. Uma vivência criativa que inspirou as coordenadoras pedagógicas a compreender melhor as crianças, como se expressam e exploram o mundo. Para isso, foi organizado um…

Acesse o conteúdo

Organização do ambiente e os processos de mudança

30/11/2016 - Daniela de Santana e Lucília Mota

Daniela de Santana e Lucília Mota, coordenadoras pedagógicas da Escola Municipal do Gravatá e CIEI Gleba C, de Camaçari (BA), relatam o impacto da formação do programa Paralapracá no processo de mudanças das educadoras, promovendo novas aprendizagens. “Nosso grande desafio, enquanto profissionais, é buscar refletir como os processos de mudança estão nos afetando. Como estamos…

Acesse o conteúdo

Assim se faz literatura em um ambiente lúdico

27/10/2016 - Maria Heloísa Saldanha e Maria Lolita de Castro

As coordenadoras pedagógicas do EMEIEF Senador Carlos Jereissati, de Maracanaú (CE), Maria Heloísa Saldanha e Maria Lolita de Castro, fazem um relato da formação do Programa Paralapracá com as professoras da instituição, no eixo Assim se Faz Literatura. Elas destacam, em seu registro, a intencionalidade de trazer para a formação a importância de se ter…

Acesse o conteúdo

Paredes que refletem a expressão das crianças

05/08/2016 - Caroline de Souza

A coordenadora pedagógica Caroline de Souza, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Carmem Pedrosa, de Natal (RN) elaborou o relato de um encontro de formação com as professoras para refletir sobre as produções das crianças nas instituições. Durante a formação, a coordenadora procurou despertar na sua equipe a importância de valorizarem as produções umas…

Acesse o conteúdo