Home | Notícias | Colóquio sobre direitos da infância tem inscrições até 16 de março
11/03/2013 | 8:03

Colóquio sobre direitos da infância tem inscrições até 16 de março

Rio de Janeiro (RJ) – Será realizado nos dias 21 e 22 de março, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o II Colóquio Latino-americano sobre Políticas de Segurança e Direitos Humanos: Enfocando a Primeira Infância, Infância e Adolescência. O evento é voltado para todas as pessoas engajadas na luta pela defesa e promoção dos direitos da primeira infância, infância e adolescência. As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de março, por meio de um formulário virtual disponível no site.

O colóquio é promovido pela iniciativa Equidade para a Infância América Latina, em conjunto com o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Ciespi/PUC-Rio), a PUC-Rio, a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), o Instituto Arcor Brasil e a Fundação Arcor. O Instituto C&A apoia a iniciativa, ao lado da Avante Educação e Mobilização Social, da Fundação Bernard van Leer e da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).

O evento contará com a presença de acadêmicos, de pesquisadores e de representantes de organizações sociais, de coletivos étnicos, de governos e meios de comunicação de diversos estados brasileiros, além de convidados da Argentina, México e Colômbia. A intenção do colóquio é promover uma discussão crítica sobre as concepções e práticas relacionadas à violência contra a infância.

A programação do colóquio inclui a realização de três debates sobre os temas “Criminalização da pobreza e ‘securitização’ dos processos sociais: territórios, experiências e políticas públicas”, “Impactos das políticas de segurança pública nos diversos segmentos sociais e direitos humanos” e “Meios de comunicação e violências: construção das notícias e compromisso com os direitos das crianças e adolescentes”. Também estão programados grupos de trabalho e de reflexão, além da apresentação do filme Quando a casa é a rua, de Thereza Jessouroun (Brasil, 2012), e do lançamento do livro Cuidado familiar e saúde mental, de Irene Rizzini, Aline Deus da Silva Leite e Cristiane Diniz de Menezes (Ed. PUC-Rio, 2013).

Este é o segundo ano em que o Instituto C&A apoia o colóquio. Patrícia Lacerda, gerente da área Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A, participará do evento, compondo a mesa de abertura.

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.