Home | Notícias | Agosto termina com festival de datas comemorativas
30/08/2013 | 9:15

Agosto termina com festival de datas comemorativas

2013_30_08São Paulo (SP) – Três datas comemorativas importantes para o Instituto C&A marcaram a última semana do mês de agosto. No dia 24, comemorou-se no Brasil o Dia da Infância. No dia 25, a efeméride em destaque foi o Dia Nacional da Educação Infantil. Em 28 de agosto, por sua vez, celebrou-se o Dia Nacional do Voluntariado.

A passagem do Dia da Infância mobilizou voluntários do Instituto C&A a refletir – em algumas cidades e on-line, por meio do Portal dos Voluntários – sobre as condições sociais, econômicas e educacionais das crianças. O Dia da Infância foi instituído pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês), com vistas a retomar os direitos básicos das crianças, conforme referenciais como a Declaração Universal dos Direitos da Criança, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Dia Nacional da Educação Infantil foi instituído pela Lei 12.602/12, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em abril do ano passado, a partir de proposta do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). A intenção da lei é chamar a atenção da população para a importância da educação infantil, que é a primeira etapa da educação básica, destinada a crianças de 0 a 5 anos. Sua finalidade é o desenvolvimento integral das crianças dessa faixa etária em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A educação infantil compreende as creches ou instituições equivalentes, para crianças de 0 a 3 anos, e as pré-escolas, para crianças de 4 e 5 anos. Em 2011, a taxa de frequência bruta à creche era de apenas 20,8%, indica a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) daquele ano. Na faixa etária da pré-escola, a taxa de frequência bruta correspondia a 77,4%.

O principal campo de trabalho dos voluntários do Instituto C&A são as creches e pré-escolas. Em 2012, mais de cem instituições, engajadas predominantemente em atividades de educação infantil, desenvolveram parcerias com o programa Voluntariado do Instituto C&A.

O grupo de voluntários inscritos no programa ultrapassa 8.000 pessoas, daí a importância para a instituição do Dia Nacional do Voluntariado. A data foi instituída pelo Senado Federal em 1985, por meio da Lei no. 7.352. O texto da lei pode ser acessado na íntegra no link.

 

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.