Home | Notícias | Camaçari promove atividades no mês das crianças
05/11/2013 | 12:27

Camaçari promove atividades no mês das crianças

2013_05_11bCamaçari (BA) – Em homenagem ao Dia das Crianças, aconteceu no município de Camaçari, no dia 12 de outubro, o lançamento do projeto Praça Viva. O objetivo foi proporcionar à população diversas atividades lúdicas e de forma simultânea. No evento, o baú Paralapracá, que integra o kit Paralapracá esteve exposto em um quiosque denominado Casa do Faz de Conta, onde os materiais ficaram disponíveis para experimentação de centenas de pessoas, entre adultos e crianças de diversas idades, que puderam desfrutá-los por meio de brincadeiras e contação de histórias.

“O olhar de encantamento, a alegria, a expressão do imaginário e da fantasia marcaram a passagem dos visitantes pelo espaço”, conta Mynusca Lima, coordenadora de educação infantil da Secretaria de Educação (Seduc) de Camaçari.

O kit Paralapracá atende à linha de ação do projeto Paralapracá e tem como foco a oferta de materiais de uso pedagógico de qualidade. O kit é composto pela mala Paralapracá e pelo baú Paralapracá, que são distribuídos para as instituições de educação infantil que integram as redes municipais de ensino parceiras do projeto.

Realizado na Praça da Simpatia, em Camaçari, o evento aconteceu por meio de parceria entre as secretarias do Governo, dos Serviços Públicos, da Administração, da Saúde, da Educação, da Cultura, do Desenvolvimento Econômico, da Habitação, da Infraestrutura e de Relações Institucionais, além da Cidade do Saber, de artistas locais, da Polícia Militar e da Superintendência do Trânsito e Transporte (STT).

O projeto Praça Viva vem sendo elaborado e amadurecido ao longo do governo do prefeito Ademar Delgado. Segundo o coordenador de comunicação da prefeitura, Rogaciano Medeiro, o projeto foi concebido com o intuito de transformar as praças da cidade em ambientes mais acolhedores ao público, em especial ao público infantil.

Hoje, as praças são tomadas por bares, com pouco ou nenhuma espaço para as crianças. Por meio do projeto, o prefeito objetiva viabilizar equipamentos adequados e a criação de um ambiente propício para receber as crianças. Este ideal foi fortalecido com a participação do prefeito no intercâmbio a Reggio Emília, cidade italiana que é referência mundial em educação infantil, realizado pelo Instituto C&A, com apoio técnico da Avante, em maio deste ano.

O projeto Praça Viva atraiu também pessoas de outras cidades, que participaram da V Conferência de Cultura na Cidade do Saber. A coordenadora da Secretaria da Cultura da cidade de Xique-Xique, Helena Alves, ficou encantada com o resgate cultural que o projeto promoveu. Ela afirmou que pretende levá-lo para sua cidade. “Tenho certeza que fará o mesmo sucesso”, disse.

(Colaboração: Assessoria de Comunicação/Camaçari)

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.