Home | Notícias | CECIP reforça bandeira da participação infantil
13/05/2016 | 15:19

CECIP reforça bandeira da participação infantil

not_2016_13_05O Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) recebe inscrições, até o dia 30 de maio, para o 2º Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil. A iniciativa busca valorizar, divulgar, promover e fortalecer discussões e práticas sobre processos de participação infantil no Brasil, dando visibilidade às melhores experiências para que sejam reeditadas. O prêmio é voltado a organizações sociais públicas e privadas de todo o país e conta com o apoio do Instituto C&A.
Objetos de destaque no recém-aprovado Marco Legal da Primeira Infância, os processos de participação infantil são definidos, no edital do prêmio, como “aqueles que incluem as crianças em uma ou mais etapas de sua elaboração e desenvolvimento, garantindo-lhes espaço e autonomia para expressarem, ao seu modo, suas opiniões e tomarem parte nas decisões, desenvolvendo assim seu papel como cidadãs ativas, em diálogo e interação com os adultos”.

Para efeito da premiação, os projetos deverão incluir processos de participação de crianças com idade entre 1 e 12 anos e que estão em curso há mais de um ano. Além disso, deverão contemplar diferentes temáticas: família, escola, vida social (comunidade, bairro, cidade, país), processos administrativos e judiciários, esferas de atuação do poder público, comunicação, cultura, esportes, espaços de lazer, educação formal e informal e desenvolvimento social.

O processo seletivo do prêmio será conduzido por uma comissão julgadora formada por representantes de instituições que atuam no campo da infância, por especialistas da área e também por crianças.

Junto aos demais jurados, elas serão apoiadas a pensar em critérios como a coerência entre os objetivos, estratégias e resultados dos projetos inscritos; a adequação da metodologia empregada à promoção da participação das crianças; o nível de envolvimento das crianças nos processos decisórios; e o respeito à fala e opiniões das crianças.

Os três primeiros colocados receberão prêmios que variam até R$ 10,5 mil. O projeto que ficar na quarta posição receberá menção honrosa.

A divulgação dos finalistas está marcada para o dia 4 de julho, no site . O anúncio dos vencedores do concurso, por sua vez, acontecerá em uma cerimônia no dia 18 de outubro, no Rio de Janeiro.

Os interessados em se inscrever para o prêmio devem preencher formulário on-line

Saiba mais
Os maiorais da participação social infantil

Prêmio que exalta a participação infantil tem apoio do Instituto C&A

Fonte: Site Instituto C&A

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.