Home | Notícias | Crianças participam do Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu
25/06/2013 | 9:01

Crianças participam do Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu

2013_25_06Nova Iguaçu (RJ) – Depois de encontros e reuniões entre os Grupos de Trabalho (GTs) que discutem a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Nova Iguaçu, foi a vez de as crianças participarem do processo. No dia 19 de junho, 20 crianças entre 3 e 6 anos de idade compuseram uma oficina que objetivava levantar percepções e demandas do público-alvo do PMPI.

O PMPI integra o Plano Nacional pela Primeira Infância, desenvolvido em 2010 pela Rede Nacional Primeira Infância e aprovado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O plano nacional propõe ações amplas e articuladas de promoção e realização dos direitos da criança pequena, com vigência até 2022.

Segundo Edson Cordeiro dos Santos, coordenador do projeto “Construindo em rede: Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância em Nova Iguaçu”, a oficina superou todas as expectativas. “A escolha das crianças foi prevista para termos vários olhares da cidade”, relata Santos.

Para que o plano integrasse a visão de um grupo plural de crianças, o projeto selecionou participantes pertencentes a famílias de diferentes padrões de renda e que frequentassem unidades de educação infantil de diversos locais (áreas urbana, suburbana e rural) e modalidades (pública, particular e comunitária).

“As crianças participaram de forma muito efetiva das oficinas, seja discutindo os assuntos, como os lugares preferidos e o que é bom e ruim na comunidade, seja na construção de cartazes e maquetes”, conta Santos. As atividades foram preparadas e conduzidas por educadoras, que incentivaram e orientaram as crianças.

“Nossa avaliação foi unânime: a participação das crianças foi espetacular, gerando um rico material que, sem dúvida, poderá ser integrado aos textos do PMPI de Nova Iguaçu”, comemora Santos.

O projeto “Construindo em rede: Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância em Nova Iguaçu” é uma iniciativa da instituição Solidariedade França-Brasil (SFB), com apoio do Instituto C&A e articulada com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Fórum Popular Permanente dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Núcleo de Creches e Pré-Escolas Comunitárias da Baixada Fluminense e a Associação dos Conselheiros Tutelares de Nova Iguaçu, entre outras organizações.

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.