Home | Notícias | FMCSV disponibiliza publicação Primeiríssima Infância para download
10/10/2013 | 7:59

FMCSV disponibiliza publicação Primeiríssima Infância para download

São Paulo (SP) – A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) disponibiliza para download a publicação Primeiríssima Infância, da gestação aos três anos: percepções e práticas da sociedade brasileira sobre a fase inicial da vida.

O livro traz as análises de quatro especialistas sobre os resultados da pesquisa Primeira Infância, estudo lançado em outubro de 2012 pela FMCSV, em parceria com o Ibope e o Instituto Paulo Montenegro, que buscou identificar percepções e práticas da população brasileira em relação ao desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos. A pesquisa entrevistou duas mil pessoas, em uma amostra representativa de toda a população, e 203 mães de crianças de até 1 ano, em 18 capitais brasileiras.

Os especialistas que participaram da análise desta pesquisa para a nova publicação foram Ana Maria Chiesa, enfermeira, doutora em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e professora associada da Escola de Enfermagem da USP; Francisco Lázaro Pereira de Sousa, médico, doutor em obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e consultor em saúde materno-fetal; Saul Cypel, professor livre-docente em neurologia infantil da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP); e Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, livre-docente em psicologia do desenvolvimento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da USP (FFCLRP-USP).

O conteúdo abordado no livro está dividido em nove capítulos: descritivo da pesquisa,o cenário da primeira infância no Brasil, os aspectos importantes para o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos, os marcos do desenvolvimento na primeira infância, o que estimula a criança de 0 a 3 anos, o papel da creche, a relação entre maternidade e trabalho, o papel do pai e o período que vai da gestação ao parto.

A FMCSV é uma fundação familiar criada em 1965. Depois de 40 anos atuando na área de hematologia e hemoterapia, a instituição redefiniu seu foco e se voltou para a promoção do desenvolvimento da primeira infância.

Faça download.

 

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.