Home | Notícias | Guia do Voluntário 2015 traz brincadeiras e músicas da infância
30/04/2015 | 8:02

Guia do Voluntário 2015 traz brincadeiras e músicas da infância

2015_30_04bBarueri (SP) – A defesa do direito de brincar é o tema do Guia do Voluntário 2015, agenda que dá o tom das atividades do voluntariado do Instituto C&A ao longo de todo o ano. Distribuído aos 4,5 mil voluntários do Instituto C&A, a agenda está disponível para download no link http://institutocea.gesdoc.com.br/api/arquivo_inline/2755

O tema da agenda é o mesmo pelo terceiro ano consecutivo. Nesta nova edição, no entanto, o assunto é tratado pelo viés da música, com o subtema “Pensamentos e reflexões sobre a música na infância”. A escolha parte da premissa de que a música tradicional da infância e os brinquedos sonoros integram o universo da cultura da criança. Considera, também, que valorizar a música da infância é valorizar o direito de brincar.

O Guia do Voluntário é uma publicação do programa Voluntariado do Instituto C&A. A expectativa é de que o material desperte nos voluntários as melhores lembranças de sua infância e, ao mesmo tempo, fortaleça sua relação com as crianças com as quais atuam nas instituições de educação infantil parceiras do programa.

Em suas páginas iniciais, a agenda aborda a relação do Instituto C&A  e do programa Voluntariado com o direito de brincar, com a cultura infantil e com a música tradicional da infância. A cada mês, a agenda traz uma nova abordagem sobre a música tradicional da infância e uma brincadeira que a representa.

A pesquisa e os textos sobre músicas e brincadeiras são de autoria de Lucilene Silva, pesquisadora da cultura da infância e coordenadora do Centro de Estudos e Irradiação da Cultura Infantil da OCA – Escola Cultural. As ilustrações são assinadas pelo arte-educador Adelson Murta, o Adelsin, que também oferece por todo o guia dicas de como construir brinquedos sonoros.

A agenda apresenta brincadeiras cantadas, brincadeira de escolha, brincadeira de movimentação específica, brincadeira de túnel, roda de verso, brincadeiras ritmadas, brincadeira de corda, brincadeira de elástico e brincadeira de mão. Contempla, ainda, a tradicional seção “Instituto C&A recomenda”, que traz sugestões de livros e CDs.

Neste ano, o material vem acompanhado de um DVD e de um CD com cantigas e brincadeiras exibidas pelas crianças, adolescentes e jovens da OCA. A proposta de oferecer aos voluntários uma agenda multimídia é dar-lhes subsídios para uma reflexão mais profunda sobre a música na infância, além de insumos para o desenvolvimento de atividades o ano todo com as crianças.

Fonte: Site do Instituto C&A.

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.