Home | Notícias | Incluir Brincando incentiva desenvolvimento infantil e inclusão
29/08/2014 | 10:56

Incluir Brincando incentiva desenvolvimento infantil e inclusão

2014_29_08Os profissionais da Educação Infantil ou interessados em desenvolvimento, inclusão e infância agora contam com mais um canal de informação qualificada e suporte lúdico para apoiar a prática cotidiana. É o projeto Incluir Brincando, que se propõe a contribuir para a garantia do direito ao brincar por meio de três ações articuladas: um curso de formação, disponibilização de materiais e uma campanha transmídia.

A Coleção Incluir Brincando integra uma série de materiais como audiobooks, jogos, um caderno com dicas de formação de ensino e atividades on-line ou presenciais destinados a sensibilizar a comunidade e os profissionais de educação a incluir por meio da brincadeira. O conteúdo da coleção está à disposição para livre acesso e download na página do projeto. Todos os materiais disponíveis possuem versão acessível para pessoas com deficiência visual.

O Incluir Brincando também está presente nas mídias oficiais e sociais por meio de uma campanha que conta com bannersfolders e programas televisivos de cinco minutos, que estão disponíveis no site do projeto, nas redes sociais e na TV. Os programas são veiculados pelo Canal Rá-Tim-Bum! e pela TV Cultura. Os interessados em acompanhar os programas, que contam com a opção de Closed Caption e a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), podem conferir no link os horários de exibição.

Nos programas as personagens da Vila Sésamo desempenham o papel de apresentadores que realizam entrevistas e dialogam sobre os mais variados assuntos relacionados ao incentivo a brincadeiras que respeitem a individualidade e as diferenças, o ritmo de desenvolvimento de cada criança e a inclusão como estratégia educacional.

Já o Curso de Formação Incluir Brincando oferece suporte para a construção de referenciais teóricos e práticos para o desenvolvimento integral das crianças por meio do brincar seguro e inclusivo. Para tanto, utiliza, de forma integrada, todos os recursos/materiais disponibilizados pelo projeto. O curso é oferecido a professores, coordenadores pedagógicos e gestores de instituições de Educação Infantil, além de representantes da sociedade civil dos municípios Paraty (RJ), Marechal Deodoro (RJ) e Barra de São Miguel (AL) por meio de uma parceria com as Secretarias Municipais de Educação.

O projeto é uma iniciativa da TV Cultura e da Sesame Workshop (organização sem fins lucrativos por trás do seriado infantil Vila Sésamo), em parceria estratégica com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês) e parceria institucional da Associação Laramara, do Instituto Rodrigo Mendes, da Efeito Visual Serigrafia e da Iguale Comunicação de Acessibilidade.

Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.