Home | Notícias | Instituto C&A leva gestores públicos a Reggio Emilia
10/05/2013 | 12:25

Instituto C&A leva gestores públicos a Reggio Emilia

Barueri (SP) – Entre os dias 29/05 e 05/06, o Instituto C&A promoverá uma visita de gestores públicos envolvidos com o projeto Paralapracá de formação de profissionais da educação infantil à cidade italiana de Reggio Emilia. O projeto Paralapracá é uma ação do programa Educação Infantil do Instituto C&A que visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil.

Reggio Emilia é tida como referência mundial na educação infantil pública. Suas instituições de ensino voltadas à criança pequena são reconhecidas não só pela inovação teórica, como pela formação continuada de seus profissionais e pela participação da família e da comunidade na gestão da escola. Durante a visita, os participantes poderão conhecer essa abordagem por meio de atividades planejadas para receber o grupo. Serão realizadas palestras com autoridades locais, diálogos com professores que refletem e atuam nesse contexto escolar, visitas a creches e pré-escolas.

A iniciativa será a primeira ação de formação do segundo ciclo do projeto Paralapracá. As atividades do projeto em 2013 englobam gestores públicos de Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE). As cinco cidades foram selecionadas pelo Instituto C&A por meio de um edital lançado no início do ano.

Além desses municípios, integram a comitiva representantes da educação infantil em Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI), cidades engajadas no primeiro ciclo de implementação do projeto Paralapracá (2010-2012) e que dão continuidade à parceria em 2013.

O projeto Paralapracá possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais da educação e o acesso a materiais pedagógicos de qualidade, tanto para as crianças quanto para os professores.

A viagem para conhecer a experiência de Reggio Emilia é realizada com o apoio técnico da Avante, em parceria com o Centro Internazionale Loris Malaguzzi. A atividade tem como objetivo fortalecer a atuação dos gestores públicos e aprofundar a compreensão sobre o padrão de qualidade na educação infantil.

Já confirmaram participação no intercâmbio quatro prefeitos, seis secretários de educação e sete coordenadores de educação infantil, além de Rita Coelho coordenadora geral de educação infantil do Ministério da Educação (MEC).

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.