Home | Notícias | Lançamento do projeto Paralapracá nos municípios acontece em agosto
25/07/2013 | 9:03

Lançamento do projeto Paralapracá nos municípios acontece em agosto

2013_25_07Barueri (SP) – As Secretarias Municipais de Educação de Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE), parceiras do Instituto C&A na implementação do segundo ciclo do projeto Paralapracá, promovem em agosto seus eventos de lançamento local da iniciativa.

O projeto Paralapracá é uma ação do programa Educação Infantil do Instituto C&A. A iniciativavisa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. O projeto possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais da educação e o acesso a materiais pedagógicos de qualidade, tanto para as crianças quanto para os professores.

O evento de Maracanaú acontece no dia 8 de agosto. Já o de Maceió, no dia 12. O lançamento do projeto em Olinda está marcado para o dia 13. Em Camaçari, a apresentação do Paralapracá ficou para o dia 14. A série de lançamentos termina no dia 16, em Natal.

Os eventos locais estão sendo organizados pelas secretarias e contarão com a presença de prefeitos e secretários de Educação dos municípios que participam do projeto Paralapracá, bem como de profissionais do Instituto C&A. Também são esperados professores de educação infantil das redes municipais e ativistas sociais do campo da defesa do direito à educação infantil, além de representantes da ONG Avante Educação e Mobilização Social, de Salvador (BA), que atua como parceira técnica do Instituto C&A na implementação do projeto.

A proposta dos eventos de lançamento é promover um momento de mobilização das comunidades locais, especialmente da rede de atores ligados à primeira infância nos municípios, para acolher o projeto e celebrar a cooperação entre o Instituto C&A e as secretarias municipais para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil. Durante os eventos, também serão assinados pelo Instituto C&A e as prefeituras os termos de cooperação do projeto Paralapracá.

O projeto Paralapracá foi lançado em agosto de 2010 e implementado em cinco municípios doNordeste brasileiro, sempre em regime de cooperação com as Secretarias de Educação das cidades envolvidas: Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI). O primeiro ciclo do projeto terminou em dezembro de 2012.

Cerca de 1.100 professores das redes municipais de educação infantil destas localidades passaram a participar de programas de formação em torno dos eixos brincadeira, música, arte, literatura, exploração do mundo e organização do ambiente, beneficiando mais de 14 mil crianças.

As Secretarias Municipais de Educação contempladas no segundo ciclo, que começou em maio passado, com uma expedição de intercâmbio com a experiência em educação infantil do município italiano de Reggio Emilia, receberão apoio técnico do projeto Paralapracá para a formação continuada de professores. O Instituto C&A também disponibiliza aos municípios um kit de materiais pedagógicos desenvolvidos para o projeto. A previsão de duração do apoio é de até 30 meses, sujeito a renovação anual.

Neste ano, além da seleção em edital dos cinco novos municípios, o Instituto C&A decidiu estender por mais um ano o acordo de cooperação com dois dos municípios parceiros no primeiro ciclo do projeto Paralapracá: Jaboatão dos Guararapes e Teresina. O processo de definição destes municípios foi realizado em março deste ano, por meio de uma seleção por carta-convite.

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.