Home | Notícias | Paralapracá realiza segunda formação para supervisoras e assessoras no ano
05/06/2015 | 11:32

Paralapracá realiza segunda formação para supervisoras e assessoras no ano

2015_05_06Natal (RN) – O segundo grande encontro de formação do projeto Paralapracá de 2015 acontece entre os dias 8 e 12 de junho. O evento será realizado em Natal e é voltado a supervisores das Secretarias Municipais de Educação (SMEs) participantes do ciclo 2013-2015 do projeto, bem como às assessoras pedagógicas que integram o corpo técnico da iniciativa.

O projeto Paralapracá é implementado nos municípios de Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE). A iniciativa visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral.

O projeto se desenvolve em aliança com secretarias municipais de Educação e possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais de educação infantil e o acesso a materiais de uso pedagógico de qualidade, tanto para crianças quanto para professores. A formação será conduzida pela ONG Avante – Educação e Mobilização Social, de Salvador, que atua no projeto Paralapracá na posição de parceira técnica.

O encontro de Natal tem como foco alinhar e aprofundar as concepções sobre um dos eixos formativos do projeto Paralapracá: “Assim se Faz Literatura”. O eixo aborda a importância das experiências de mediação da leitura e de contato com os livros de literatura infantil para a formação leitora das crianças desde a primeira infância, nas instituições de educação infantil.

Outro objetivo da reunião, que será realizada em ano de fechamento do segundo ciclo de apoio do projeto, é debater e planejar com os participantes do encontro ações estratégicas relativas à expansão, consolidação e sustentabilidade do projeto Paralapracá nos municípios.

O evento buscará, ainda, mobilizar a equipe do projeto para a importância da plataforma virtual AVA de educação a distância do Paralapracá como estratégia de formação. Para tanto, a proposta é fortalecer o papel das assessoras técnicas como mediadoras da plataforma, continuando um trabalho iniciado no início deste ano.

A programação do encontro da próxima semana prevê a realização de palestras, rodas de conversa e visitas a instituições de educação infantil da rede municipal de Natal.

Entre os palestrantes convidados estão Cláudia Pimentel, membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação (Leduc), e Vera Santana, graduada em história pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Fonte: Site do Instituto C&A.

 

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.