Home | Notícias | Paralapracá realiza solenidade de encerramento das atividades em Caucaia
13/12/2012 | 11:50

Paralapracá realiza solenidade de encerramento das atividades em Caucaia

2013_13_12Caucaia (CE) – A Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia (CE) realizou, no dia 10 de dezembro de 2012, no auditório do SESC-Iparana, a solenidade de encerramento das atividades do Paralapracá no município.

A subsecretaria da Educação, Aparecida Vital, iniciou o evento dando boas vindas aos presentes e falou sobre a importância da parceria do Instituto C&A com a ONG AVANTE no acompanhamento do trabalho realizado no município. Em seguida, fez agradecimentos para a técnica Maria Jotacília, e para a assessora do Paralapracá em Caucaia, Iany Bessa, pelo trabalho realizado.

Além de técnicos da secretaria de Educação, diretores, coordenadores, pais, alunos e professores das 26 escolas contempladas, estiveram presente no evento a coordenadora de Desenvolvimento Pedagógico dos anos iniciais, Edilena Guerra; a professora Antônia Cláudia de Paula Lima, que também explanou sobre a importância do projeto e realizou alguns agradecimentos, e a representante do Ministério da Educação (MEC), professora Maria de Jesus, que ressaltou a importância do trabalho da educação infantil tem para o atendimento de qualidade às crianças.

O evento contou com uma mostra cultural realizada pelas 26 escolas, com exposição de trabalhos realizados no último eixo desenvolvido nas formações, e com a contação de história do livro “O homem que amava caixas”, realizada pela técnica da SME, Sara Cipriano.

A primeira apresentação das crianças foi a dança “Xote Ecológico”, de alunos do Centro de Educação Infantil Gilda Braga, seguido da palestra da Professora Edite Colares, que abordou a temática “O brincar e a Arte na Educação Infantil”.

A Escola Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil se apresentou com a música “Nem se despediu de mim”, em alusão ao eixo “Assim se Explora o Mundo”, no qual a escola desenvolveu um projeto sobre a vida de Luiz Gonzaga. Logo depois, as crianças da Escola Casa da Criança fizeram uma encenação teatral elaborada a partir do livro “A galinha Xadrez”, em que foi demonstrada a autonomia das crianças, do trabalho dos professores e do acompanhamento dos coordenadores.

O evento foi marcado pela presença das crianças em primeiro plano, mostrando que é importante brincar, fazer arte, cantar, contar histórias aprendendo pelo viés da ludicidade. As coordenadoras, professoras e comunidade escolar, em meio a inúmeros desafios, fizeram o projeto acontecer, acolheram as propostas e se esforçaram em participar, compreendendo que a Educação lúdica Infantil é o lugar de educação séria, de reflexão, de brincadeiras e de interações.

Fonte: Instituto C&A

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.