Home | Notícias | Prepare-se para a Semana Mundial do Brincar
08/05/2015 | 11:36

Prepare-se para a Semana Mundial do Brincar

2015_08_05São Paulo (SP) – A Semana Mundial do Brincar 2015 acontece, neste ano, entre os dias 24 e 30 de maio. A iniciativa é realizada pela rede internacional Aliança pela Infância nos cerca de 20 países em que ela atua.

O evento tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância do brincar na infância, de forma a lembrar os adultos a necessidade de preservar e respeitar o tempo de as crianças brincarem. No Brasil, o evento conta com o apoio do Instituto C&A. A expectativa é de que as atividades da Semana Mundial do Brincar reúnam 200 mil pessoas no país.

A Aliança pela Infância defende o brincar como atividade essencial e com finalidade em si mesma para a criança (o brincar pelo brincar), assim como forma de expressão e de desenvolvimento do ser humano. A instituição também encara o direito de brincar como um direito político – ou seja, um direito adquirido e respaldado por via de participação social. Considerado fonte de aprendizado, o brincar é associado ao resgate cultural de brincadeiras de rua e de vivências lúdicas e à transmissão de saberes e de educação para todos. É tido também como uma ponte para a aproximação de diferentes gerações, uma atividade criadora de vínculos sociais e de comunicação, bem como fonte de lazer e de prazer.

Neste ano, o tema da Semana Mundial do Brincar será “Para ter criatividade, resiliência e coragem, é preciso brincar!”. A programação da Semana Mundial do Brincar inclui brincadeiras abertas para a comunidade, palestras e ciclos de debates sobre o tema do brincar. A agenda de atividades do município de São Paulo está disponível no link https://semanamundialdobrincar2015.wordpress.com/sao-paulo/. A programação de atividades das demais localidades será divulgada em breve no site em https://semanamundialdobrincar2015.wordpress.com/programacao/

No Instituto C&A, o grupo de voluntários ligados ao Escritório Central (EC) da C&A em Barueri (SP) participará da Semana Mundial do Brincar com uma atividade na ONG OCA – Escola Cultural. A ação, que será realizada no dia 29 de maio, inclui, entre outras brincadeiras, campeonatos de bolinha de gude e de Cinco Marias (saquinhos). Os voluntários do EC atuam com as crianças da OCA desde 2014.

A abertura oficial da Semana Mundial do Brincar será realizada em São Paulo, no dia 24 de maio, às 10 horas, no Centro Esportivo Raul Tabajara. A instituição fica na rua Anhanguera, 484, no bairro da Barra Funda.

O evento tem presença confirmada de representantes das Secretarias Municipais do Verde, dos Direitos Humanos, da Educação e dos Esportes, além de Ana Estela Haddad, esposa do prefeito da capital paulista, Fernando Haddad. Já o encerramento do evento está marcado para o dia 30 de maio, às 10 horas, no Parque Barragem do Guarapiranga. O parque fica na rua Doutor Caetano Petraglia Sobrinho, 41, no bairro Jardim Guarapiranga.

Entre as atividades de destaque da Semana Mundial do Brincar na capital paulista está uma feira de troca de brinquedos. Organizada pelo Instituto Alana, a ação será realizada no dia 24, às 14 horas, no Parque Burle Marx. O acesso ao espaço se dá pela avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200, no bairro do Morumbi.

O Parque do Ibirapuera também oferecerá atividades durante toda a semana, como oficinas e rodas de conversa com educadores. As crianças da rede municipal de educação de São Paulo participarão da programação.

As unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) espalhadas pelo Estado de São Paulo também participam do evento. A programação estará disponível em breve no link https://semanamundialdobrincar2015.wordpress.com/programacao/

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site https://semanamundialdobrincar2015.wordpress.com

A Aliança pela Infância nasceu na Inglaterra em 1997 e proliferou-se como uma rede de organizações com braço em diversos países, constituindo-se em um novo modelo de cooperação internacional. Seu objetivo é facilitar a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças.

A Aliança pela Infância caracteriza-se por reunir pessoas e organizações em torno de ideais comuns, visando à melhoria da vivência da infância. No Brasil, a Aliança pela Infância existe desde 2001. A organização foi implementada sob a liderança de Ute Craemer, fundadora da Associação Comunitária Monte Azul e professora da Pedagogia Waldorf, criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, bem como da pedagoga e antropóloga Adriana Friedmann, especialista no tema do brincar.

Fonte: Site do Instituto C&A.

 

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.