Home | Notícias | RNPI recebe o Prêmio Direitos Humanos 2014
18/12/2014 | 10:40

RNPI recebe o Prêmio Direitos Humanos 2014

2014_18_12bFonte: Instituto C&A

Brasília (DF) – A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) foi a vencedora do Prêmio Direitos Humanos 2014 na categoria “Garantia dos direitos da criança e do adolescente”. A premiação, concedida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), está em sua vigéssima edição e consiste na mais alta condecoração do governo brasileiro às pessoas e instituições que desenvolvem ações de destaque nas áreas de promoção e defesa dos direitos humanos.

Com sete anos de existência, a RNPI é composta por 156 instituições, incluindo organizações sociais, entes dos setores público e privado, redes de organizações e organismos multilaterais que atuam na promoção e na defesa dos direitos da primeira infância. O Instituto C&A é uma das organizações que integram a rede.

A solenidade de entrega do Prêmio Direitos Humanos 2014 foi realizada no último dia 10 de dezembro, no Itamaraty, em Brasília. A presidente Dilma Rousseff compareceu ao evento, que foi conduzido pela ministra da SDH/PR, Ideli Salvatti.

O prêmio é composto por 21 categorias e duas menções honrosas. A categoria “Garantia dos direitos da criança e do adolescente” compreende a atuação relacionada à implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (Lei Federal n° 8.069/1990).

As outras categorias são: “Direito à memória e à verdade”, “Defensores de direitos humanos Dorothy Stang”, “Educação em direitos humanos”, “Comunicação e direitos humanos”, “Centro de referência em direitos humanos”, “Garantia dos direitos da população em situação de rua”, “Enfrentamento à violência”, “Enfrentamento à tortura”, “Segurança pública e direitos humanos”, “Promoção e respeito à diversidade religiosa”, “Garantia dos direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT)”, “Erradicação do sub-registro de nascimento”, “Erradicação do trabalho escravo”, “Garantia dos direitos da pessoa idosa”, “Garantia dos direitos das pessoas com deficiência”, “Igualdade racial”, “Igualdade de gênero”, “Garantia dos direitos dos povos indígenas”, “Cultura e direitos humanos” e “Selo nacional de acessibilidade”. Veja a lista completa dos vencedores no link http://www.sdh.gov.br/noticias/2014/novembro/divulgada-relacao-de-vencedores-do-premio-direitos-humanos-2014.-solenidade-de-entrega-sera-dia-10-de-dezembro

Todos os homenageados receberam um certificado e uma estatueta.

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.