Home | Notícias | Seminário aborda Educação Infantil de qualidade, no contexto do Paralapracá
23/11/2017 | 12:25

Seminário aborda Educação Infantil de qualidade, no contexto do Paralapracá

No dia 30 de novembro, a cidade de Salvador (BA) sediará o Seminário: Diálogos sobre qualidade na Educação Infantil: a experiência Paralapracá. As atividades ocorrerão no Museu de Arte da Bahia, das 9h às 18h, com a participação de especialistas em Educação Infantil, secretários de educação e equipes dos municípios parceiros, além dos representantes convidados de institutos, fundações, gestores municipais, profissionais da área, universidades, pesquisadores e público interessado, sob inscrição gratuita prévia.

O objetivo da iniciativa é promover diálogos sobre a Educação Infantil de qualidade, bem como compartilhar práticas exitosas ocorridas no contexto do Paralapracá – uma frente de formação de profissionais da Educação Infantil, realizada pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com as secretarias municipais de Educação e apoio do Instituto C&A.

O Seminário está sedimentado no modelo do “Trocando em Miúdos”, uma tecnologia social da Avante, que promove intercâmbio de experiências. “É um seminário de partilha de boas práticas, de conquistas e desafios enfrentados e vencidos. Será um momento de trocas e de diálogo entre concepções e práticas, contribuindo para dar mais visibilidade à questão da qualidade na Educação Infantil”, revela Maria Thereza Marcílio, presidente da Avante.

Tendo Pinduka, pesquisador da cultura da infância e um dos integrantes do grupo Canastra Real, como mestre de cerimônia, o evento será aberto com falas de representantes da Avante e do Instituto C&A. Maria Thereza Marcilio, especialista em Educação, inicia o diálogo falando sobre: Compromisso com a infância e a Educação Infantil.

A programação inclui rodas de conversas temáticas, com a participação de especialistas e relatos de experiências das equipes dos municípios parceiros do Paralapracá.

Stela Barbieri (Bináh Espaço de Arte – SP) e Ana Oliva Marcilio (consultora associada da Avante e especialista em participação infantil), integrarão a primeira roda de conversa do evento: Participação infantil e educação de qualidade, que tem como foco o direito das crianças à participação cidadã nos diversos contextos. Enriquecendo o diálogo, os relatos de prática serão realizados pelas coordenadoras pedagógicas, Edna Almeida Matos (Escola Brincar e Criar, de Camaçari – BA) e Lúcia de Fátima Feitosa (Creche Osmira Duarte de Castro, de Maracanaú – CE).

À tarde, Ana Luiza Buratto, vice-presidente da Avante e coordenadora da linha de fortalecimento à gestão municipal do Paralapracá, encabeça a roda de conversa: Políticas de Educação Infantil. Os relatos de prática ficam a cargo das secretárias municipais de educação: Ana Dayse Dórea (Maceió – AL) e Justina Iva (Natal – RN), ambos parceiros do Programa, que compartilharão os desafios e resultados da política da Educação Infantil, nos seus municípios, inspirando outros gestores.

Para falar de formação presencial e a distância, a tarde prossegue com a roda de conversa: Perspectivas inovadoras em formação presencial e a distância, tendo como convidadas: Paula Carolei (UNIFESP) e Madalena Freire (Instituto Pró Saber), ao lado de Mônica Samia, consultora associada da Avante e coordenadora de implementação do Paralapracá. Relatando práticas nas instituições de Educação Infantil, as coordenadoras pedagógicas: Ana Paula Feitosa (CMEI Rosane Collor, de Macieó – AL) e Tereza Cristina Farias (CMEI Tancredo Neves, de Olinda – PE), abordarão o tema sob a perspectiva do desenvolvimento profissional, a partir da experiência com o Paralapracá.

A iniciativa marca, ainda, o encerramento do II ciclo do Paralapracá, quando o Programa encerra parceria com Instituto C&A, iniciando nova etapa de implementação da tecnologia social, que foi consagrada no Guia de Tecnologias do MEC, em 2015. A nova fase inclui disponibilização do Paralapracá para novos parceiros, que buscam apoio estratégico para a melhoria da qualidade do atendimento na Educação Infantil, com vistas ao desenvolvimento integral das crianças.

Para fechar o evento, a apresentação cultural fica a cargo do grupo Canastra Real, que trará elementos da cultura da infância para deleite e encantamento do público.

O Programa

O programa Paralapracá é uma frente de formação de profissionais da Educação Infantil realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, com apoio do Instituto C&A. O trabalho se desenvolve a partir da formação continuada de professores, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na Educação Infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. O Paralapracá acontece em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, valorizando, ampliando e fortalecendo os saberes de cada localidade onde a iniciativa é implementada.

O Paralapracá foi lançado em 2010 como um projeto do Programa Educação Infantil do Instituto C&A, originalmente focado na região Nordeste. Desde então, chegou a dez municípios em dois ciclos de implementação. No ano de 2015, com a chancela do Guia de Tecnologias Educacionais do MEC, ganhou caráter nacional.

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.