Home | Notícias | Teoria e prática inspiram nova coleção de materiais do projeto Paralapracá
10/01/2013 | 12:23

Teoria e prática inspiram nova coleção de materiais do projeto Paralapracá

Barueri (SP) – O programa Educação Infantil do Instituto C&A prepara novos materiais de apoio para a sua frente de formação de professores, o projeto Paralapracá. Os materiais estão sendo produzidos em parceria com a Avante – Educação e Mobilização Social, ONG que assessora o Instituto C&A na implementação do projeto.

O projeto Paralapracá visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil e possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de professores e o acesso a materiais de qualidade, tanto para as crianças quanto para os professores.

O projeto foi lançado em agosto de 2010 e implementado em cinco municípios do Nordeste brasileiro – Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI) –, tendo concluído seu primeiro ciclo em dezembro de 2012. Um novo edital do projeto Paralapracá está previsto para o mês de fevereiro.

A produção dos materiais de apoio do projeto prevê a revisão dos seis cadernos temáticos e dos seis vídeos de formação de professores, cobrindo literatura, música, brincadeiras, exploração do mundo, artes visuais e organização do ambiente, que orientaram o primeiro ciclo de atividades.

A estes materiais serão integrados seis cadernos, seguindo os mesmos temas da primeira coleção, com o relato de experiências vividas nos cinco municípios que implementaram o projeto Paralapracá entre 2010 e 2012. Além disso, foi produzida a publicação Estação Paralapracá, contendo saberes e fazeres práticos registrados nestes cinco municípios, bem como um novo caderno teórico, voltado a coordenadores pedagógicos e dedicado a refletir sobre o papel desse profissional na formação das crianças.

O novo material de apoio do projeto Paralapracá será distribuído para os parceiros antigos e para os municípios que integrarão o segundo ciclo de trabalho, conforme definirá o edital em gestação.

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.