Home | Notícias

Notícias

Entrevistas realizadas em 24 escolas das cinco redes municipais parceiras do programa Paralapracá identificaram que crianças oriundas de pré-escolas atendidas pelo Programa chegam ao ensino fundamental com mais de um ano e meio à frente no desenvolvimento de sua curiosidade, criatividade e abertura a novas experiências, em comparação com colegas de escola com perfil sociodemográfico…

Leia mais

Imaginem… Crianças  de escola pública chegando ao ensino fundamental com mais de um ano meio à frente no desenvolvimento de sua curiosidade e criatividade, em comparação com colegas com perfil sociodemográfico semelhante. E mais, aquelas, filhas de mães com pouca escolaridade, com um a três anos à frente  para o aprendizado inicial de português e matemática. Soa como um sonho…

Leia mais

Para entender melhor o atual momento brasileiro para a Educação e promover o intercâmbio de experiências na busca por soluções inovadoras e criativas para ampliação do acesso e melhorias da qualidade da Educação Infantil para cerca de 20 milhões de crianças de 0 a 6 anos, cidadãs de todas as partes do país, a Avante…

Leia mais

O programa Paralapracá trabalha com a premissa de que uma proposta de Educação Infantil de qualidade combina rotinas de formação continuada a acesso a materiais pedagógicos de referência para os profissionais que atuam com as crianças. Após oito anos de atuação junto a redes municipais de Educação, a Avante – Educação e Mobilização Social promove…

Leia mais

“A oportunidade de participar de um programa formativo como o Paralapracá enquanto coordenadora pedagógica contribuiu decisivamente para o fortalecimento do nosso papel enquanto formadoras em serviço, de nossos pares, nossos colegas professores”. O depoimento é de Jane Pereira, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mestre Mário Izaldino, em Maceió (AL). Jane integra o grupo…

Leia mais

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, afirmou, em 1989, Paulo Freire, uma das mais importantes referências em Educação no mundo. Já Loris Malaguzzi, inspirador para a proposta de Educação Infantil em Reggio Emilia, diz que a criança tem cem linguagens. Em que pese essas afirmações culturalmente, há uma pressão social para que…

Leia mais

PESQUISAR NESTA SEÇÃO: