Home | Notícias

Notícias

Maceió (AL) — A frase já está virando jargão em Maceió: a criança tem que se sentir como um peixe na água. Segundo Geisa Andrade, assessora do projeto Paralapracá na capital alagoana, as coordenadoras pedagógicas que participaram do minicurso Bem-estar na Educação Infantil, promovido pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Paralapracá, adotaram a metáfora e…

Leia mais

Brasília (DF) – O projeto Paralapracá, realizado pelo Instituto C&A, em parceria técnica com a ONG Avante – Educação e Mobilização Social, de Salvador (BA), foi selecionado para integrar o Guia de Tecnologias Educacionais 2015 do Ministério da Educação (MEC). Criado em 2007, o guia identifica, a cada dois anos, tecnologias educacionais que apresentam condições de promover a…

Leia mais

Natal (RN) — De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução CNE/CEB nº 05/2009), as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e garantir experiências que, entre outras dimensões, valorizem a vivência com diferentes narrativas e gêneros textuais. O…

Leia mais

Salvador (BA) — A coordenadora de implementação do projeto Paralapracá na Avante – Educação e Mobilização Social, Mônica Samia, foi selecionada para integrar uma comissão de especialistas que tratará da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNC). No total, 116 profissionais, voltados a diferentes temas, apoiam o trabalho de um comitê de assessores convocados pela Secretaria…

Leia mais

Florianópolis (SC) — O tom da voz, as mãos carinhosas, os gestos, o olhar interessado. Em todos os momentos de interação do adulto com o bebê, há detalhes que se mostram fundamentais e que devem estar na mira dos profissionais de creches. “É preciso muita ‘atenção com a atenção’ à criança de 0 a 3 anos….

Leia mais

Natal (RN) – “Literatura é a arte feita de palavras”, anuncia o Caderno de Orientação Assim se Faz Literatura, do projeto Paralapracá. “Como arte, o texto literário dialoga com a subjetividade, com a sensibilidade estética, com a beleza e a emoção”, complementa a publicação. Para a professora Claudia Pimentel, doutora em educação e especialista em…

Leia mais

PESQUISAR NESTA SEÇÃO: