Home | Notícias

Notícias

A criança compreende, desde cedo, que existem muitas coisas para conhecer no mundo, e as instituições de educação infantil são locais privilegiados para estimular a curiosidade por meio do acesso a experiências e saberes. Partindo deste pressuposto, no início do mês de agosto, o programa Paralapracá lançou a formação no eixo Assim se explora o…

Leia mais

Em apenas um ano de efetivo funcionamento, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg, em Maceió (AL), tem se destacado tanto na prática pedagógica, quanto na tematização dessas experiências – que têm como princípio garantir um cotidiano lúdico. Para se ter uma ideia da efervescência criativa na instituição, durante…

Leia mais

Para analisar experiências pedagógicas, profissionais da Educação Infantil de Olinda (PE) têm tematizado cada vez mais a prática pedagógica nas atividades de formação continuada, sob a luz de materiais teóricos de referência. Esse resultado veio à tona nos dias 27 e 28 de julho, durante o “Encontro de Troca de Experiências Docente da Educação Infantil”,…

Leia mais

Toda criança tem direito a um espaço no qual possa contar com educação e cuidados apropriados à sua faixa etária, e em que seja respeitada a sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. A afirmação, tomada como um princípio para o programa Paralapracá, aposta numa aprendizagem que parte do interesse da criança, que tem no…

Leia mais

A combinação de imaginação e liberdade para criar tem transformado a Creche Rosane Collor, em Maceió (AL), em um espaço de expressão por meio das Artes Visuais, onde o principal tema em destaque é a exploração de mundo. Na vanguarda da produção estão as crianças, elaborando e compartilhando, intensamente, suas obras, a partir das diversas…

Leia mais

Aprender a escutar crianças, como um dispositivo de formação, é uma abordagem que vem crescendo no contexto da Educação Infantil. Ao longo da formação continuada, proposta pelo programa Paralapracá, vêm sendo refinadas estratégias para promover o protagonismo infantil, por meio da escuta das crianças.  Hoje, as redes municipais de educação, parceiras do Programa, já contam…

Leia mais

PESQUISAR NESTA SEÇÃO: