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Maceió (AL) – Em agosto de 2014, a Rede Municipal de Educação de Maceió iniciou um movimento de grande importância para a Educação Infantil local: a elaboração de uma proposta curricular para o segmento. A iniciativa surge no fluxo das ações do projeto Paralapracá, que propõe uma reflexão sobre currículo e concepção da Educação Infantil,…

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Creche Amenaíde Santos vence edital do Ministério da Cultura (MinC) com projeto de resgate da história e cultura da cidade. A instituição integrou o primeiro ciclo do projeto Paralapracá (2010-2012) em Campina Grande (PB) e venceu o edital Escola: lugar de brincadeira, cultura e diversidade com o projeto Era uma Vez uma Campina. Para realizá-lo,…

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Maceió (AL) – Em Maceió, a abertura do novo eixo do projeto Paralapracá, Assim se Organiza o Ambiente, aconteceu em novembro, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a presença da professora. dra. Telma Vitória, diretora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A professora falou para uma…

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Maracanaú (CE) – Em Maracanaú as formações do projeto Paralapracá têm gerado resultados para além da valorização e formação do coordenador pedagógico em seu papel de formador nas instituições de Educação Infantil. Inspirados nos princípios e na metodologia de formação do projeto Paralapracá, esses profissionais iniciaram, em julho de 2014, um movimento de formações articuladas…

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Caucaia (CE) – A Rede Municipal de Caucaia foi parceira do projeto Paralapracá no primeiro ciclo do projeto (2010-2012). Hoje, atuando de forma autônoma, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), contando com a mobilização das coordenadoras pedagógicas que participaram do projeto, busca formas de dar continuidade às iniciativas que contribuíram para a melhoria da qualidade da oferta…

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Jaboatão dos Guararapes (PE) – Ao final do primeiro ciclo (2010-2012) do projeto Paralapracá, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Jaboatão dos Guararapes tomou a decisão de ampliar a metodologia de formação do Paralapracá e assumir sua implementação em todas as instituições da rede municipal, tendo em vista os resultados obtidos junto às 25…

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