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Fonte: Instituto C&A Nova Iguaçu (RJ) – Será lançada no dia 27 de junho, em Nova Iguaçu, a ferramenta de monitoramento do orçamento municipal Opine – Orçamento Primeira Infância em Evidência. A iniciativa integra o projeto Construindo em Rede: Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu, promovido pela ONG Solidariedade França-Brasil,…

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“Reconhecer as artes visuais como uma linguagem própria, com todas as suas especificidades, e identificar que esta área do conhecimento precisa de um planejamento que contemple ações de qualidade junto aos alunos, por parte dos professores, é o maior impacto do prêmio nas escolas”. Esta é a opinião de Iany Bessa, assessora do projeto Paralapracá…

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Jaboatão dos Guararapes entrou para o projeto Paralapracá em 2010, no primeiro ciclo do projeto, e fez parte da continuidade, permanecendo por mais um ano. O material a seguir conta esta história, fala sobre os caminhos do projeto no município e o que os profissionais de Educação Infantil (EI) pensam sobre a consolidação sobre a…

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Fonte: Prefeitura Municipal de Natal Uma avaliação completa do projeto Paralapracá em 30 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Natal foi apresentada à secretária municipal de Educação, Justina Iva, e à equipe do Departamento de Educação Infantil (DEI) pela pela Move – Avaliação e Estratégia em Desenvolvimento Social, empresa responsável pela avaliação do projeto.Segundo…

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A qualidade e adiversidade do material da Mala e do Baú do Paralapracá geraram grande impacto na Secretaria de Educação de Natal (Seduc). Nas escolas, a chegada dos materiais mobilizou crianças, familiares, professores, coordenadores e gestores das 30 instituições de ensino da rede atendidas pelo projeto. Um público que teve a oportunidade de explorar suas possibilidades durante as formações…

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“As diferentes manifestações culturais, incluindo as de caráter local, fazem parte da vida da criança e são essenciais para a construção da sua identidade.Por isso, devem ser valorizadas, reconhecidas e incluídas no percurso investigativo da criança.” O trecho foi retiradodas Diretrizes Curriculares Nacionais (2009) – artigo 3º,e consta no Caderno de Experiências Assim se Explora…

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