Home | Notícias

Notícias

“Reconhecer as artes visuais como uma linguagem própria, com todas as suas especificidades, e identificar que esta área do conhecimento precisa de um planejamento que contemple ações de qualidade junto aos alunos, por parte dos professores, é o maior impacto do prêmio nas escolas”. Esta é a opinião de Iany Bessa, assessora do projeto Paralapracá…

Leia mais

Jaboatão dos Guararapes entrou para o projeto Paralapracá em 2010, no primeiro ciclo do projeto, e fez parte da continuidade, permanecendo por mais um ano. O material a seguir conta esta história, fala sobre os caminhos do projeto no município e o que os profissionais de Educação Infantil (EI) pensam sobre a consolidação sobre a…

Leia mais

Fonte: Prefeitura Municipal de Natal Uma avaliação completa do projeto Paralapracá em 30 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Natal foi apresentada à secretária municipal de Educação, Justina Iva, e à equipe do Departamento de Educação Infantil (DEI) pela pela Move – Avaliação e Estratégia em Desenvolvimento Social, empresa responsável pela avaliação do projeto.Segundo…

Leia mais

A qualidade e adiversidade do material da Mala e do Baú do Paralapracá geraram grande impacto na Secretaria de Educação de Natal (Seduc). Nas escolas, a chegada dos materiais mobilizou crianças, familiares, professores, coordenadores e gestores das 30 instituições de ensino da rede atendidas pelo projeto. Um público que teve a oportunidade de explorar suas possibilidades durante as formações…

Leia mais

“As diferentes manifestações culturais, incluindo as de caráter local, fazem parte da vida da criança e são essenciais para a construção da sua identidade.Por isso, devem ser valorizadas, reconhecidas e incluídas no percurso investigativo da criança.” O trecho foi retiradodas Diretrizes Curriculares Nacionais (2009) – artigo 3º,e consta no Caderno de Experiências Assim se Explora…

Leia mais

ENTREVISTA Mônica Loiola é mestra em educação pela Universidade Federal da Bahia e pesquisadora da temática da inclusão no contexto da Educação Infantil. É também pedagoga com especialização em psicopedagogia clínica e institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae, de São Paulo.Seu trabalho de conclusão do curso, “Reflexões sobre inclusão”, foi fruto de uma pesquisa bibliográfica que surgiu da necessidade…

Leia mais

PESQUISAR NESTA SEÇÃO: