Home | Notícias

Notícias

As reflexões e percursos do programa Paralapracá, em 2016, foram compartilhados com os profissionais da Rede Municipal de Maceió (AL), com o intuito de provocar reflexões sobre a qualidade da Educação Infantil oferecida pela Rede e colaborar com o planejamento das ações para 2017. A iniciativa da socialização, feita a partir do relatório da Move…

Leia mais

Entre os dias 27 e 31 de março, o Seminário do Paralapracá reuniu, em Salvador, secretários de educação e equipes técnicas das cinco secretarias municipais parceiras do Programa, além do Instituto C&A e Avante – Educação e Mobilização Social. Durante o evento, a equipe do Programa trabalhou para a consolidação da transferência da tecnologia social…

Leia mais

Quando a educadora e gestora da Escola Municipal São Bento, no município de Olinda (PE), Heraldina Simões, planejou uma atividade voltada para a afirmação dos elementos identitários, não imaginava que a turma – de maioria negra – iria apresentar desconforto em relação ao pertencimento étnico-racial. “Começamos a conversar sobre a cor dos olhos, da pele,…

Leia mais

Coordenadoras pedagógicas empoderadas, formando professoras e orientando a prática pedagógica dentro das instituições, com base em princípios claros e profícuos, são alguns dos impactos do Paralapracá na formação oferecida a essas profissionais, nas cinco redes municipais de educação parceiras do Programa: Maceió (AL), Olinda (PE), Maracanaú (CE), Camaçari (BA) e Natal (RN). A ação tem…

Leia mais

As crianças entram no universo letrado pela convivência prazerosa com o mundo da leitura e escrita. Atentas aos múltiplos sentidos sociais desta linguagem iniciam uma jornada que passa pelo estabelecimento de hipóteses sobre a escrita e o seu funcionamento. É o que preconiza a Psicogênese da Língua Escrita, obra que mudou a perspectiva de como a…

Leia mais

“Por que o nome é milho verde, se a cor dele é amarelo?”. Foi a pergunta que João Miguel, aos cinco anos, fez ao pai, deixando-o desconsertado. De fato, não é simples compreender as crianças, porque requer dos adultos sensibilidade e abertura para o inesperado. Em se tratando de educadores, o desafio é ainda maior,…

Leia mais

PESQUISAR NESTA SEÇÃO: