Home | Notícias

Notícias

A combinação de imaginação e liberdade para criar tem transformado a Creche Rosane Collor, em Maceió (AL), em um espaço de expressão por meio das Artes Visuais, onde o principal tema em destaque é a exploração de mundo. Na vanguarda da produção estão as crianças, elaborando e compartilhando, intensamente, suas obras, a partir das diversas…

Leia mais

Aprender a escutar crianças, como um dispositivo de formação, é uma abordagem que vem crescendo no contexto da Educação Infantil. Ao longo da formação continuada, proposta pelo programa Paralapracá, vêm sendo refinadas estratégias para promover o protagonismo infantil, por meio da escuta das crianças.  Hoje, as redes municipais de educação, parceiras do Programa, já contam…

Leia mais

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Paralapracá é uma ferramenta de formação do Programa, que vem conectando profissionais que atuam na Educação Infantil em paralelo às formações presenciais que acontecem nas redes municipais de Educação, parceiras do Programa. Esse ano (2017), enquanto a formação presencial é realizada pelas técnicas das secretarias, a Avante –…

Leia mais

Ninguém constrói uma casa começando pelo telhado. É preciso ter alicerces seguros para levantar as paredes e depois cobrir a morada. No contexto da Educação Infantil, o trabalho pedagógico é um desses alicerces e, sem dúvida, o que sustenta os demais, que são espaço físico, as pessoas e relações, a dimensão administrativa e os recursos…

Leia mais

Conexões entre sentir, pensar e fazer – é nessa perspectiva, que as Artes Visuais entram no programa Paralapracá. Assim, vivenciar, para compreender, é um princípio do processo formativo do Programa, que em agosto lança o eixo formativo Assim se faz Artes Visuais, no Ambiente Virtual de aprendizagem (AVA Paralapracá). Em sinergia com a formação presencial, a…

Leia mais

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do programa Paralapracá, que teve um projeto piloto, em 2013, e está ativo desde 2014, em constante aprimoramento, vem conectando profissionais que atuam na Educação Infantil, promovendo a inclusão digital e autonomia na aprendizagem virtual das Redes parceiras do Programa. Na busca de estratégias para ampliar a participação no…

Leia mais

PESQUISAR NESTA SEÇÃO: