Home | Participe | Depoimentos

Depoimentos




Suzani Rodrigues

“A exploração dos vários mundos que cercam as nossas crianças é como uma dança gostosa que envolve e emociona. Assim, elas vão explorando e descobrindo, descobrindo e explorando… e desvendando os mistérios que estão à nossa volta [Módulo de formação Assim se explora o mundo – no AVA Paralapracá].”

Suzani Rodrigues, da equipe técnica de Olinda (PE) - 22/09/2017

Joraida Felinto

“A parceria entre família e escola traz impactos positivos não só para a vida e formação das crianças, como também vivifica a escola. Reuniões de conselho, apresentações de trabalhos abertas às famílias, deliberações coletivas, festinhas, eventos na comunidade, voluntariado dos pais e outras ações resultantes da união de forças entre a família e a instituição escolar tornam o espaço mais útil e dinâmico. Vale destacar que o contexto de comunicação ativa, frequente, sensata e sincera é muito importante quando se trata de educação.”

Joraida Felindo, coordenadora pedagógica do CMEI Fernanda Jalles, Natal (RN) - 22/09/2017

Úrsula Maria Cardoso

“Ao me debruçar, inicialmente, sobre as novas formas de olhar a Arte na experiência formativa no AVA, percebi o quanto a Arte tem o poder de aguçar a criatividade, sensibilidade, curiosidade e expressão por intermédio do íntimo estético de cada um. O contato com a diversidade de manifestações artísticas da sua comunidade ou país, por exemplo, é algo subjetivo e que tem uma força extraordinária. É importante garantir e se apropriar da diversidade presente nas Artes Visuais, como a pintura, a fotografia, a escultura entre outras, lembrando que elas têm suas particularidades na Educação Infantil e que geram conhecimento e liberdade de expressão. É perceptível que a formação do AVA preza pela noção de que a criança tem sua própria visão, ideias e interpretações sobre a produção de Arte e o fazer artístico por meio de vários aspectos: fazer artístico, que é a exploração, apreciação, que é percepção do sentido que o objeto propõe; e da reflexão, que é um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico que se manifesta em sala. Estou animada com o Módulo e tenho a certeza que ampliarei meus conhecimentos com vocês”.

Úrsula Maria Costa Cardoso, coordenadora pedagógica do CMEI Carmem Reis, Natal (RN) - 31/08/2017

Heraldina Simões

“É gostoso demais explorar o mundo. É viver sem atalhos, tal como as crianças.  É felicidade pura. Descobri com os pequenos. Quando nós, adultos, aprendemos a explorar o mundo, este mesmo mundo fica mais colorido e significativo. Delícia vivermos isso diretamente ligados nas aprendizagens das crianças. Elas podem nos ensinar a explorar o mundo e nós podemos ensiná-las a conquistar o mundo com o conhecimento.  E lá vamos nós!”

Heraldina Simões - coordenadora pedagógica e gestora da Escola Municipal São Bento, Olinda (PE) - 31/08/2017

Adriana Barbosa

“Vamos avante explorar o mundo com nossos pequenos, mas que possuem uma enorme curiosidade em conhecer e querer ser parte deste imenso ambiente rico de possibilidades e aprendizagens, atentos a tudo o que os rodeiam.”

Adriana Barbosa - professora e coordenadora pedagógica da Escola Santa Tereza, Olinda (PE) - 31/08/2017

Erika Gama

“Percebo que a escuta de crianças cada vez mais tem se definido como o ponto de partida para as ações pedagógicas. A todo instante, a criança é colocada como protagonista desse processo, que por sua vez deve ser ouvida e acolhida na sua inteireza. Ao mesmo tempo em que o Programa sugere que o educador faça essa escuta, ele também sustenta e o assegura com excelentes materiais teóricos que são traduzidos de forma clara, dinâmica, numa linguagem prazerosa, sempre fazendo um elo da teoria com a prática.”

Erika Gama - técnica da Secretaria de Educação de Maceió (AL) - 03/08/2017