Home | Programa

A educação infantil é a nossa causa

Toda criança tem direito a uma escola equitativa, plural e acolhedora, um espaço no qual possa contar com a educação e o cuidado apropriados à sua faixa etária e em que seja respeitada a sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Com base neste princípio e com o compromisso permanente de trabalhar pela primeira infância, o programa Paralapracá vem transformando a Educação Infantil em diversas cidades brasileiras.

O Paralapracá é uma frente de formação de profissionais da educação infantil, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, com apoio do Instituto C&A. O trabalho se desenvolve a partir da formação continuada de formadores, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças nesse segmento da Educação, com vistas ao seu desenvolvimento integral, a partir de parceria estabelecida com as secretarias municipais de Educação, valorizando, ampliando e fortalecendo os saberes de cada localidade onde vamos.

As ações de formação do programa são desenvolvidas em caráter semipresencial. As ações presenciais se dão por meio de encontros formativos periódicos e visitas técnicas de assessoria. Já as ações a distância são desenvolvidas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As atividades giram em torno de seis eixos: Assim se Brinca, Assim se faz Artes Visuais, Assim se faz Música, Assim se faz Literatura, Assim se Explora o Mundo e Assim se Organiza o Ambiente.

O programa Paralapracá mobiliza uma cadeia de profissionais da Educação Infantil dos municípios, com o intuito de impactar na qualidade da Educação oferecida às crianças. Direta ou indiretamente, são envolvidos prefeitos, secretários de Educação, técnicos de Educação Infantil das secretarias, diretores, professores e demais funcionários das instituições de educação infantil, sendo os coordenadores pedagógicos e os técnicos responsáveis pela formação do público central do programa.

O Paralapracá foi lançado em 2010 como um projeto do Programa de Educação Infantil do Instituto C&A, originalmente focado na região Nordeste. Desde então, chegou a dez municípios, em dois ciclos de implementação. No primeiro ciclo, entre 2010 e 2012, foi desenvolvido nas cidades de Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI). No segundo ciclo, que se iniciou em 2013 e vai até 2017, abrange os municípios de Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE), com resultados significativos constatados pelos processos de monitoramento e pela avaliação externa realizada pela consultoria Move Social.

Em 2015 o Programa Paralapracá tornou-se metodologia consagrada pelo Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC), ganhando caráter nacional. Nosso compromisso com a Educação Infantil de qualidade só cresce, fazendo justiça às 20 milhões de crianças de 0 a 6 anos, cidadãs de todas as partes do Brasil. Isso significa que ele produz resultados significativos para a melhoria da Educação Infantil e que pode ser levado para qualquer município brasileiro.